Conselho Nacional de Educação aprova DCNs da Farmácia

 

A Câmara de Educação Superior (CES) do Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou, no dia 07 de junho de 2017, as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Farmácia (DCNs).

O próximo passo é a emissão de parecer da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) do Ministério da Educação (MEC) e a homologação pelo Ministro da Educação. Assim que possível a cópia do texto será disponibilizada na página da Associação Brasileira de Educação Farmacêutica (ABEF).

A construção das DCNs convergiu da ampla participação das entidades e da categoria farmacêutica, iniciada nos fóruns estaduais preparatórios para o I Cobef, sob a liderança da ABEF e do Conselho Federal de Farmácia (CFF), culminando nas contribuições realizadas na Audiência Pública promovida pelo CNE (leia aqui sobre a audiência).

O diretor da ABEF Tarcísio José Palhano esteve presente a sessão da CES/CNE em que o parecer das DCNs foi aprovado.

O Conselho Nacional de Saúde, no exercício de seu papel constitucional de ordenador da formação profissional em saúde, está discutindo proposição para a construção de DCNs comuns para a área da saúde. Veja aqui o que publicamos sobre isso.

A Diretoria da ABEF parabeniza a todos os colegas que contribuíram para que essa proposta fosse possível e que contemplasse a essência de nossa profissão, em prol do bem estar do indivíduo, sua família e comunidade.

O desafio agora é o da implantação e implementação das DCNs nos Cursos de Farmácia, desenvolvendo a organização curricular por competências, visando formar um profissional farmacêutico crítico, comprometido com a sociedade (clique aqui e aqui para ler o que mais publicamos sobre o tema).

Veja aqui as fotos do evento.

Ainda há muito por fazer. Mãos à obra.